terça-feira, outubro 21, 2008

Lima de Freitas em Lisboa e na Regaleira

Ficar sem carro, devido ao pequeno acidente (já resolvido), fez com que redescobrisse o que é andar de transportes públicos, em particular de comboio.
Numa viagem descobri uns azuleijos muito interessantes na estação do Rossio, no túnel que liga esta estação à do metro nos Restauradores em Lisboa, algo simplesmente divinal.
Lima de Freitas é o autor da obra de arte e aconselho seriamente a quem for para aqueles lados um dia dedicar um tempo a observar tal obra, são 14 painéis inspirados nos mitos e lendas de PortoGraal, e acreditem encontrarão uma quantidade de símbolos valiosos para decifrar e meditar sobre este país onde escolhemos nascer.
Lima de Freitas foi um pintor, ilustrador e artista gráfico de Setúbal que merreu há 10 anos, mas também é conhecido pela sua associação ao mundo esotérico. É descrito em SintraVox como:

Personalidade marcante e incontornável da vida cultural e cívica do passado século XX, Lima de Feitas foi o pintor incómodo, o estudioso das tradições imaginais de Portugal, da Europa e do Mundo.

Este artista tinha, obviamente, um gosto muito especial por Sintra, tendo criado uma obra intitulada Montanha da Lua, que eu já utilizei numa partilha aqui feita sobre a Serra da Lua.

Deixo aqui a foto do painel Ulisses e uma outra pintura do artista português. Para quem interessado pode visitar a Quinta da Regaleira e desfrutar desta combinação explosiva, pois a Câmara Municipal de Sintra está a promover um ciclo de comemorações a este pintor fabuloso, marcando a sua morte a 5 de Outubro. A exposição está a decorrer até dia 26 de Outubro, a entrada é de 6€ e as visitas guiadas 10€.

Fica aqui o programa das festas:

De 5 a 26 OUT- Exposição de pintura e obra gráfica
De 11 a 18 OUT- Ciclo de debates
De 24 a 26 OUT- Colóquio internacional “Lima de Freitas - A Emergência do Imaginal”

Para mais informações:

Palácio e Quinta da Regaleira
Rua Barbosa du Bocage
Tel. 21 910 66 50

Num dia de Santa Ursula, de São Gaspar e de Samael, energia de Marte
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...