Avançar para o conteúdo principal

Melodia para o Eremita

Depois desta semana tão emotiva creio que era inevitável que o Eremita viesse à baila. Contudo, esta semana sinto-o com uma energia diferente, não me parece que este Eremita seja para buscar razões, esclarecer dúvidas, mas sim para servir de confirmação perante algumas das nossas escolhas, para reencontrar a serenidade de alma.
Para mim este Eremita será muito bem-vindo e encará-lo-ei como retiro! Foi uma semana cansativa, mexer nas minhas emoções é sempre esgotante pois eu vou até ao fim das coisas, nunca as abandono ao meio, e depois fico exausta! É como é, o importante é que já sei como sou e como posso e devo lidar com isso.

Para essa semana faço mais uma escolha bem pessoal. O filme que vos trago andou aí na berra por ser o filme que fez reviver o antes grande (para mim sempre grande) Mickey Rourke, que, apesar de tudo, não viu o seu trabalho reconhecido pelos seus pares, mas isso serão outras conversas.
Este filme The Wrestler, é o mais recente filme de Darren Aronofsky mas que deve ter passado despercebido por estar debaixo da capa de um desporto que os sensíveis esotéricos não apreciam, (desculpem a generalização, como eu haverá muitos que não funcionam assim, mas sinto-me muito Carneiro hoje!!hihihihih). Contudo, este filme foi realizado pelo mesmo doido que nos deu The Fountain e Requiem for a Dream ou Pi, sim... o mesmíssimo!
Aronofsky desde o seu Pi que nos tem dado obras onde a condição humana é debatida sobre vários prismas, onde nos tem mostrado como a busca da felicidade, da razão de viver ou de viver simplesmente por vezes pode ser a nossa própria destruição.
Em Requiem for a Dream o artista alertou-nos com a sua obra (pelo menos a mim) para as dependências físicas, sejam elas desde a televisão às drogas mais pesadas, de como essa busca de algo irreal pode ser a nossa destruição (carta Torre). Em The Fountain alertou-nos para rebeldia desmesurada, para a Vida e a Morte, para a eterna Roda da Fortuna, onde a aceitação de que somos uma pequena ínfima parte, mas importante, neste mundo nos pode levar a um maior grau de consciência. E agora, leva-nos a mergulhar nas nossas escolhas, na forma como damos utilidade a essa consciência que adquirimos antes. Randy “The Ram” Robinson largou toda a sua vida para ser lutador de Wrestling, mulher, filha, vida normal não se enquadrava. Viveu o sonho de conseguir sê-lo e ser muito bom, mas a idade e o grau exigente de manter um corpo em forma para essa vida, levam-no a um ataque cardíaco e é obrigado a tentar outra forma de viver, aquela mesma que ele renegou. Será que consegue?
The Ram é um eremita, isolou-se deste mundo cruel que não quer saber quem ele verdadeiramente é, mas apenas aceita essa personagem que ele criou. Quando volta ao mundo apercebe-se que não é capaz, que as suas escolhas foram as correctas e assume-as, nem que isso o leve à sua Morte.

Então para esta semana, o que vos proponho é simples! Que escolhas fizeram na vossa vida? Estão a levar a vida que desejam? Recolham-se dentro de vós e procurem as respostas, vejam a personagem que criaram e quem vocês são de verdade. Aproveitemos este Eremita para reencontrar a nossa verdadeira essência!

A todos uma óptima semana de isolamento!

Comentários

  1. FA-BU-LO-SO!
    Shin_tau que post fantástico.

    Como te disse tenho estado sem net e vim agora aqui dar uma volta para ver o que andaste a fazer e vejo este post com "0 pedaços de energia" estranhei.
    Depois de ler, maior a minha estranheza, porque está soberbo.
    Talvez os esotéricos não gostem mesmo deste tipo de cinema...

    Vi todos os filmes do Darren Aronofsky e não podia concordar mais com a tua análise (ainda tenho alguns pesadelos com o Requiem, chiça, que espiral..."

    O Wrestler é uma obra sensível sobre um mundo insensível.
    A história de um homem que deixou de ser homem para ser Ram.No fundo, o percurso de alguém que viveu a sua Lenda Pessoal e pagou o respectivo preço.

    É um filme riquíssimo de conteúdo que pode ser analisado sob diversos pontos de vista, mas
    para mim a principal mensagem ou aquela que me deixou uma impressão mais profunda, foi a escolha consciente da morte a uma vida de farsa.

    Randy nunca conseguiu viver uma vida "normal" e mesmo forçado a fazê-lo tudo lhe pareceu sem sentido.As cenas dele a atender os clientes na charcutaria do supermercado são geniais e expõem isso mesmo, o ridiculo de estarmos a viver uma vida que não é que queremos, a que sabemos que é a nossa..um wrestler a servir 200gr de fiambre...lol

    Quanto a mim, há muito que não sirvo 200gr de fiambre...ocasionalmente,150gr de queijo flamengo...sim, ainda faço escolhas que não eram exactamente as que a minha alma pedia, mas são cada vez menos.

    Ainda tenho muita estrada pela frente e neste momento vivo a vida que posso construido a estrutura para a vida que quero.

    Tenho sonhos e são eles que me levam a dar um passo atrás do outro, certa que chegarei lá, ao meu Destino, à minha Recompensa.

    Procuro ser cada vez mais fiel a mim mesma e quando não sou, toda a gente nota!!!Tu sabes bem, tenho dificuldade em:
    1.º fingir, seja o que for;
    2º não dar a minha opinião sincera (ou fogosa como outros lhes chamam lol) sobre as coisas,
    3.º a fazer o que quer que seja obrigada

    e portanto esse capítulo, acho que sim, não sou uma imagem, sou mesmo eu.

    As escolhas são feitas numa base quase de minuto a minuto, cada vez com mais consciência, com mais responsabilidade com o Caminho.Mas ainda me deixo seduzir por atalhos...confesso mas aí lá vem a Shin_Tau com a sua tempestividade a dizer a frase que sempre ecoa quando sei que me estou a desviar " olha para o teu cabelo, nunca tiveste o cabelo assim"...

    Por tudo e por Caminhares ao meu lado AMO-TE
    É por estares ao meu lado que hoje consigo dizer isto..tu sabes

    Um abraço muito forte
    IdoMind

    ResponderEliminar
  2. Eu sempre digo e isso vem do TAO.

    "Conheça a sí mesmo antes de conhecer o outro"

    Nos questionando, e aceitando nossas dificuldades e/ou deficiências, atingiremos o primeiro passo para a correção. Pois só quando admitimos um erro em nossas vidas, nós poderemos corrigir. Isso é lógica filosófica.

    Olha dentro de sí é a melhor resposta.

    Apoiado a mensagem.

    Direto do Brasil.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  3. LOvely IdoMind,

    que feliz fiquei por haver uma reação e sem ter sido pedida ;)
    Não poderia concordar mais com o que dizes, os 150 gramas pode ser que passem a 100 e depois a 50...
    beijos grandes e amo-te muito, hoje foi um dia MÁGICO

    Querido Leonardo,

    :) também não poderia concordar mais com as tuas anotações. "Conhece-te a ti próprio" assim está escrito no templo!

    Um abraço enorme

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

O círculo e a cruz - significado 3

O círculo e a cruz - significado 1 O círculo e a cruz - significado 2 Este glifo também foi escolhido para representar o símbolo do feminino, o que também está profundamente associado a Vénus. Vénus representa uma diferenciação do feminino lunar, que está mais associado ao arquétipo materno. Vénus representa o feminino em si, a noção de fêmea e mulher. No mapa astral de uma mulher, Vénus revelará as qualidades que a mulher se identifica para se definir como mulher, como a mulher lida e expressa sua feminilidade. No mapa de um homem, Vénus mostra como ele lida com seu lado feminino e qual é seu arquétipo de mulher, quais as qualidades que, para ele, uma mulher deverá ter. Além disso, em Vénus começa-se a manifestar a expressão de amor/sexualidade, e amor/paixão (identificação excessiva com o outro). Este processo complementa-se com o planeta a seguir, Marte, mas tem início em Vénus. Vénus revela a necessidade passivo/feminina de tornar-se desejado, atraente, sedutor. Marte com