Avançar para o conteúdo principal

Deuses do Conhecimento

Fazendo uma breve pesquisa pelas várias mitologias existentes deparo-me com uma história bem interessante. Na mitologia celta, havia seres misteriosos que habitavam as águas escuras dos lagos, rios e riachos. Um desses seres era Fintan (os nomes vão mudando de acordo com a visão de cada autor), este era um salmão da sabedoria, era um metamorfo. Sobreviveu ao dilúvio mudando a sua forma para a de um falcão para sobrevoar as águas e depois voltar em salmão para nelas viver. Conta-se ainda que comeu nozes mágicas e, assim, recebeu todo o conhecimento celta, mas ficou preso numa rede e foi comido por Finn MacCool que acabou adquirindo o seu conhecimento e os seus poderes. Por outro lado temos a deusa Cerridwen, deusa da escuridão e dos poderes proféticos. Ela é a guardiã do caldeirão do submundo, no qual a inspiração e o conhecimento divino são fermentados.
Já na mitologia greco-romana temos a história de Hermafrodito, como símbolo da união entre o Amor e o Conhecimento, dando origem à Sabedoria, ao equilíbrio. Hermafrodito foi o resultado de Mercúrio (Hermes) com Vénus (Afrodite). A sua natureza era de tranquilidade e sabedoria, não se importava com sentimentos relacionados aos instintos humanos.

Apesar de haver todas estas referências, que foram tidas em conta na criação do meu ritual para a Lua do Conhecimento, optei por Atenas/Minerva. Esta foi a minha inspiração para a sintonia com esta lua poderosa.
A sua história é bastante interessante, tendo nascido de uma paixão entre Zeus/Júpiter e Métis/Prudência. A cosmogonia grega está repleta de inícios conturbados onde o pai é destronado pelo filho e Gaia, mãe de Zeus, previu que da união deste com Métis, iria nascer um filho que o destronaria, como ele havia feito com o seu Pai, Cronos/Saturno. Zeus, receoso engoliu-a, usando, é claro, uma artimanha, mais uma das características dos deuses do Olímpo, todos eram muito ardilosos. Enquanto pedia a Métis que se transformasse num ser diferente, ela pouco prudente, transforma-se numa mosca e este engole-a. Durante o tempo de gestação, Métis vai tecendo as roupas de Atenas, o tempo e a paciência como forma de melhor nos armarmos, mais uma analogia sonre a nossa função durante a gestação do filho, escolher as suas qualidades. Um dia, durante uma batalha, Zeus estava cheio de dores de cabeça e quando Hefesto, o ferreiro, lhe dá uma machadada na cabeça, sai de lá Atenas, vestindo um elmo, uma armadura e um escudo.

Atenas é, assim, o símbolo maior da Inteligência Divina, ela sai literalmente da cabeça do Pai. Esta deusa representa, para mim, o lado feminino de Hermes, pois também ela foi a tutora da humanidade, ensinando-nos a tecer, costurar, dançar, pescar, caçar, enfim todas as actividades que nos levaram a evoluir.
Contudo, há uma característica sua que a eleva perante Hermes. Ela não é, como o deus Mensageiro, ardilosa, matreira e enganadora, Atenas rege-se pelo equilíbrio da Espada e pelos olhos da Coruja.
Atenas é uma figura feminina, dai ter sido escolhida para o ritual da lua, mas é uma deusa equilibrada, na minha opinião, não demasiado emocional, ela simboliza a razão e o coração equilibrados. A sua acção é baseada na Justiça, os seus pensamentos inspirados na obra do Pai e o seu Amor alimentado por todos.

Já sei que o Viajante também gosta desta deusa, e vós? É Atenas para vós uma fonte de inspiração? Se tiverem algo a acrescentar a esta história, sintam-se à vontade, já sabem serão sempre bem-vindas mais opiniões.

Num dia de Santa Apolónia, São Cirilo, São Teodoro e de Gabriel, Regente da Energia de Lua

Comentários

  1. Olá Shin Tau

    Não me canso de aprender, o que esta piquena sabe!!!
    Trabalho muito interessante e fico a saber mais uns coisas sobre a tal miuda grega com muito bom aspecto, sempre gostei de ver uma mulher de uniforme, e que ainda por cima é a protectora de Atenas Deusa das artes e da sabedoria.
    Muito mais perigoso do que uma mulher interessante é uma mulher interessante e inteligente

    Beijinho

    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. Risos...sempre o mesmo malandreco, no bom sentido, claro!

    Atenas é de facto uma deusa interessante e uma mulher que consiga encarnar as suas qualidades será uma Mulher! Também concordo!

    Beijoca

    ResponderEliminar
  3. Minha Estudiosa Shin_Tau

    Muito interessante a Deusa que escolheste e também bastante actual já que vivemos tempos em que as mulheres se perderam tanto que chegam a pensar que são homens, mas com seios.
    Se desse um título a este teu post seria “Atenas - A Mulher do Caminho do Meio” porque Atenas representa o equilibrio entre a razão e a emoção, a fragilidade e a força, a acção e a recepção.
    Concordo absolutamente contigo quando dizes que Atenas representa o lado feminino de Hermes o que é corroborado pelas suas míticas perícias bélicas que naturalmente exigem estratégia, pensamento lógico objectivo, frio e virado para fins práticos. Apesar de investida do dom da profecia era essencialmente racional. Aliás, Atenas é uma deusa da cidade (intelecto) ao contrário de quase todas as divindades femininas cujo domínio eram a selva, o bosque, os lagos, ou seja, a natureza (intuição).
    Desta história mitológica gosto particularmente do nascimento de Atenas, talvez porque revela o medo do Feminino, uma constante que acompanha a história da humanidade.
    A fim de evitar um rival, Zeus come a mulher (literalmente, a língua portuguesa…lol) mas acaba por ter a filha pela cabeça. Assim como Adão e Eva, parece que também Zeus se quis apropriar do dom da vida associado ao parto e em ambos os mitos são os homens quem dão à luz uma mulher …interessante não?
    Tal como o facto de já o pai de Zeus, Cronos, temer tanto um rival que comia os filhos.Zeus engole a mulher, como se quisesse integrar o lado feminino e tudo que lhe é associado: intuição, inconsciente, o lado lunar.Daí que Atenas seja o “justo equilibrio”.
    Uma mulher equilibrada…Só pode mesmo ser um Mito! Mas é bom termos um ideal ao qual aspirarmos.
    A Atenas falta,na minha modesta opinião, os valores ligados à maternidade.Aquele amor incondiciaonal e quase sempre irracional que tudo entende e tudo perdoa, não é por acaso que é Filha de Metis, ou seja, do método, do conselho e nunca chega a conhecer a sua mãe.E o único filho que Atenas tem não é seu, é adopado.Adivinha de quem? Gaia- a Terra,a Mãe.
    Tudo seria mais fácil se as mulheres fossem mais Atenas, mas decididamente menos divertido…
    Beijos
    IdoMind

    ResponderEliminar
  4. Atenas é um caso muito interessante. Ao contrário da maioria das deusas, esta é inteligente, racional, atributos tipicamente associados ao masculino. Atenas é uma verdadeira inspiração, símbolo de que feminilidade pode e deve ser sinónimo da mais poderosa das forças: a que é guiada pela inteligência (Faz-me lembrar a carta da Força, a donzela que domina o Leão, mesmo sem armadura ;-).

    ResponderEliminar
  5. My love IdoMind,

    como sempre uma partilha reflectida ;)
    Gostei muito, muito informativa, mas há aí uma coisa que creio não ter compreendido. Atenas é neta de Gaia, mas pareceu-me que disseste que Gaia era sua filha adoptiva. Atenas permaneceu até ao fim dos seus dias virgem, nunca casou nem teve filhos.
    Quanto ao que dizes sobre as mulher que encarnem o espírito de Atenas, minha querida, como me conheces, sabes bem que isso não é um perigo, como sou em excesso maternal, preciso mesmo deste lado pragmático e desligado de Atenas.
    Além do mais, preciso dela para me equilibrar o meu MArte, Atenas vence-o sempre LOL

    Beijos grandes mi luv

    ResponderEliminar
  6. Querida Medusa,

    já tinha saudades tuas ;)
    Tens toda a razão, isto é, concordo contigo, Atenas é a carta da Força, se reparares no baralho de Klimt ela tém exactamente o elmo, a lança e a aramdura. Bem visto, minha querida.

    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  7. Querida, querida Shin-Tau
    Obrigado pelas palavras simpáticas.Como te disse, acho esta deusa particularmente interessante em termos de arquétipos.E depois comentar os teus posts é fácil porque são envolventes, fazem-nos querer saber mais.
    Quanto à tua questão:sim, ela adoptou o filho de Gaia.

    Durante o período da Guerra de Tróia, Atenas pediu a Hephaestus que forjasse a sua espada e outros instrumentos, o que este aceitou e, claro, ficou logo de 4 pela bela e corajosa Deusa.

    Quando Atenas foi para pagar os serviços, o Deus da Forja, doido que estava de amores pela Deusa, tentou violá-la o que só não conseguiu porque Atenas lhe deu um valente chega para lá, mas um bocado do sémen caiu acidentalmente no pé de Atenas que o limpou com suas vestes de lã. Contudo ainda caiu um bocado na terra e Gaia ao receber o sémen engravidou.

    Gaia não gostou nada da brincadeira e disso logo que não queria aquele filho. Atenas considerou-se responsável pelo incidente e assumiu criar a criança assim que esta nascesse. O que cumpriu.

    Deveria ter dado logo a informação toda, não era?
    Beijos

    Miss you
    IdoMind

    ResponderEliminar
  8. Eheheh

    obrigad por todos esses elogios, vindo de quem vem, sei que são verdadeiros (afinal, não os andas para aí a distribuir à toa ;d)

    eternamente grata pelo esclarecimento, não tiha mesmo percebido isso e ainda por cima desconhecia por completo a história.
    Agora apetece-me complementar pois afinal com essa parte importante somos chamados à atenção para sermos responsáveis pelos nossos actos, por mínimos que sejam!
    Amei!!!

    Esqueci-me de te dizer ao telefone que adorei o nosso encontro lusco-fusco no sábado, mágico!

    Amo-te!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp