Avançar para o conteúdo principal

Reflectindo com(o) Pessoa

Há um texto de Fernando Pessoa que gostava de trazer à consciência, assim, fica aqui publicado neste início de ano. O texto é de 14 de Janeiro de 1935 e diz-nos:

Não pertenço a Ordem Iniciática nenhuma. Creio na existência de Mundos superiores ao nosso e de habitantes desses mundos, em experiências de diversos graus de espiritualidade, subtilizando-se até chegar a um Ente Supremo, que presumivelmente criou este mundo. Pode ser que haja outros Entes, igualmente Supremos, que hajam criado outros universos, e que esses universos coexistam com o nosso interpenetradamente ou não. Por estas razões, e ainda outras, a ordem externa do ocultismo, ou seja, a Maçonaria, evita, (excepto a Maçonaria anglo-saxónica) a expressão «Deus», dadas as suas implicações teológicas e populares, e prefere dizer «Grande Arquitecto do Universo» que deixa em branco o problema de, se Ele é Criador, ou simplesmente Governador do mundo. Dadas estas escalas de seres, não creio na comunicação directa com Deus, mas, segundo a nossa afinação espiritual, poderemos ir comunicando com Seres cada vez mais altos.
Num dia de São Julião, Santa Alice e de Anael, Regente da Energia de Vénus

Comentários

  1. Olá Shin Tau
    E lá voltamos nós ao Fernado Pessoa um ser preocupado com o seu caminho, direi mesmo algumas vezes atormentado com o receio de não o estar a precorrer.
    Tanto quanto se sabe não aderiu a nenhuma organização iniciatica contudo os seus estudos aprofundados sobre o Espiritismo, a Maçonaria os Rosacruzes acabaram por definir o seu caminho como aliás se vê nos seus poemas.
    Astrologo extraordinario previu a sua morte com uma diferença de seis meses porque a hora da sua data de nascimento estava incorrecta.
    Comunicação directa com Deus é para nós humanos deste plano aparentemente uma impossibilidade porque Deus não é uma entidade localizada.Quando mudarmos de plano iremos verificar que impossivel é não comunicarmos com Ele, porque Deus é o Uno e todos estamos em comunhão(comunicação) com Ele

    Saudações


    O Viajante

    ResponderEliminar
  2. Olá Shin Tau !!

    vi que passou pelo Conversa Fiada, obrigada pela visita seja sempre bem vinda nas conversa rsrs...

    Bem minha Amiga-Irmã Criz respondeu sobre meu presépio mas complemento, sim é São Francisco o maior a esquerda comprei numa viagem que fiz à Salvador na nossa linda Bahia, o outro uma outra querida amiga Márcia trouxe de sua viagem à Itália veio direto de Assis, amo Francisco por toda sua simplicidade e entrega e acho que começei uma coleção já vi outros que quero comprar, e como dizem ele montou o 1º presépio nada mais justa que ele esteja presente, na verdade os dois ficam ali o ano todo junto com minhas fotos.

    Lá no blog têm um post de 01/10/08 sobre Francisco e Tereza(que também amo) quando puder nos visite novamente admiro os dois não por serem Santos(apenas um título) mas pelo ser humano que mostraram ser !

    Um beijo carinhoso,
    Nancy

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante. O Pessoa era único...
    Concordo tanto com ele em tantas coisas...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp