Avançar para o conteúdo principal

À minha irmã mais velha

Andei às voltas e voltas a pensar no que te poderia dizer, tanta coisa me veio à mente que acabei por bloquear. Apeteceu-me desejar-te um Caminho cheio de Amor, de descobertas e de entregas plenas, mas depois achei que era mais simples desejar que tudo o que te fosse positivo acontecesse naturalmente. Apeteceu-me dizer-te que te amo, mas depois pensei como isso era óbvio. Apeteceu-me dizer-te que nem sempre fomos as melhores amigas, como poderíamos se éramos tão diferentes, mas não encontrava as palavras certas. Encontrei, então, na voz do mestre Carlos Drummond de Andrade as seguintes palavras sobre os Irmãos, as quais assino e espero que gostes. Quanto à foto, acho a nossa mais linda, mas não me deste autorização, então fica a reprodução mais parecida que encontrei.

Cada irmão é diferente.
Sozinho acoplado a outros sozinhos.
A linguagem sobe escadas, do mais moço,
ao mais velho e seu castelo de importância.
A linguagem desce escadas, do mais velho
ao mísero caçula.

São seis ou são seiscentas
distâncias que se cruzam,
se dilatam no gesto, no calar, no pensamento?
Que léguas de um a outro irmão.
Entretanto, o campo aberto,
os mesmos copos,

o mesmo vinhático das camas iguais.
A casa é a mesma. Igual,
vista por olhos diferentes?

São estranhos próximos, atentos
à área de domínio, indevassáveis.
Guardar o seu segredo, sua alma,
seus objectos de toalete. Ninguém ouse
indevida cópia de outra vida.

Ser irmão é ser o quê? Uma presença
a decifrar mais tarde, com saudade?
Com saudade de quê? De uma pueril
vontade de ser irmão futuro, antigo e sempre?

E com elas e a elas me rendi, achando que sintetizavam na perfeição o que me apetece dizer-te. Quantas roupas estragadas, roubadas, escondidas? Quantas léguas percorremos para chegar à simples conclusão: Fomos, Somos e Sempre Seremos Irmãs! Quantas outras procurei que ocupassem o teu lugar? Mas sempre em vão, pois há uma história, uma ligação insubstituível e inquebrável nisto de ser Irmã, algo que não se explica e que só quem é poderá compreender. Quantas vezes pediste que fosses filha única? Para agora encheres os pulmões e dizeres que amas a tua irmã caçula(estava aqui um erro de bradar aos céus, valha me Deus! e tu não me disseste nada). Que trilho difícil, mas gratificante foi conquistar o teu coração.
Que nós sejamos um exemplo de que o passado serve apenas para nos colocar onde devemos estar, que por muita asneira, mágoa ou erros que tenhamos feito, quando há AMOR tudo se ultrapassa.
Neste dia tão especial, pois sem ti o meu caminho teria sido MUITO diferente, deixo-te com mais um poema, este com as palavras que gostaria de há uns anos atrás ter dito e saber que era ouvida:


Retrato de Amigo

Por ti falo. E ninguém sabe. Mas eu digo
meu irmão minha amêndoa meu amigo
meu tropel de ternura minha casa
meu jardim de carência minha asa.

Por ti morro e ninguém pensa. Mas eu sigo
um caminho de nardos empestados
uma intensa e terrífica ternura
rodeado de cardos por muitíssimos lados.

Meu perfume de tudo minha essência
meu lume minha lava meu labéu
como é possível não chegar ao cume
de tão lavado céu?

Ary dos Santos, in Fotos-grafias

Claro, não pode terminar assim.

AMO-TE! Parabéns minha doce irmã.

Curiosidade do dia, além desta flor fazem anos a Hazel e o Viajante, os meus muitos parabéns e desejos de felicidade. Foi em 1813 que nasceu Kierkegaard e cinco anos depois Karl Marx e em 1821 que morre Napoleão Bonaparte. Só gente famosa :d

Comentários

  1. Meu Deus Mana,

    tenho de me recuperar para me responder...
    Agora só te consigo dizer que te amo e que te escolharia de novo para estares aqui comigo.

    Amo-te
    IdoMind

    ResponderEliminar
  2. Dear Shin,
    Como amei este momento. Também eu tenho pensado dedicar um post à mana mais nova mas ainda não me consegui desbloquear. Quem sabe brevemente...
    É tão bom quando crescemos e somos capazes de analisar aquilo que foi o nosso percurso com os que nos são tão queridos (ainda que nem sempre fosse assim).
    Parabéns à IdoMind e uma beijoca cheia de felicidade (isto é que é uma mana hein?) :P

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, mana da Shin Tau!!!

    Grande sortuda, nascer em 5 de Maio e ainda por cima ser mana da Shin!!

    Felicidades!!

    ResponderEliminar
  4. Belo momento. Muito ternurento e bem escrito. Vou gostar de ver aqui os talismãs.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, Queridas
    À taurina IDoMind, (e não é que eu acertei o signo tempos atrás?)...
    À Shin Tau, pela beleza da homenagem...
    E a ambas, pela momento de reconhecimento mútuo... que não tem preço!
    Amor e Luz também aos outros companheiros portugueses que estão aniversariando!
    O que seria do mundo sem os taurinos, não?
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Shin Tau

    Lindos poemas foi oferecer à sua irmã, um belo dia para se nascer.
    O meu único comentário ao que disse é que apesar de existirem coisas que aparentemente são obvias e naturais acho que todos os dias devemos dizer a quem amamos que o amamos e que os dias ficariam mais cinzentos sem essa pessoa a nosso lado.

    Muitos parabens e felicidades à mana a "mecinha" do lindo nome e que se importa

    Um abraço muito grande para si

    Beijinhos

    O Viajante

    ResponderEliminar
  7. Olá Shin Tau parabéns à sua irmã, que esta data se repita por muitos anos.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Olá Shin Tau

    Adorei todo o texto!

    Parabéns para a sua mana que estará radiante com uma homenagem destas :)

    ResponderEliminar
  9. Que lindas manas!
    Muito bonita esta homenagem. Muitos parabens pelo aniversario e pela vosa cura.
    Beijos***de Fada

    ResponderEliminar
  10. Doces amigos,

    obrigada pelas vossas palavras, a mana ficou muito feliz com toda a vossa energia!
    São momentos de amizade como estes que nos fazem ter força para enfrentar as dificuldades que qualquer relação nos apresenta.
    A minha irmã nem sempre foi a melhor, como eu também não, mas é bom poder chegar a um momento e dizer: Curámo-nos!

    Para ela, lutadora incansável e ser de Luz, todo o meu amor e admiração!

    Amo-te cada dia mais!

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos,

    Sou a mana da Shin_Tau. Apesar do post mencionar que é para a irmã mais velha, sou a única...acho eu...

    Quero deixar-vos um enorme beijinho e agradecer os vossos mimos em forma de palavras.
    Ser irmã da Shin_Tau e a Shin_tau ser minha irmã, tem sido um longo mas, cada vez mais, glorioso processo de crescimento.O Amor nos tem mantido juntas, sem que uma deixe a outra cair e olhem que o caminho tem sido pedregoso.

    Sem a minha irmã (mais nova.. :D )a subida do poço tantas e tantas vezes teria demorado o dobro e custado o triplo.Foi e continua a ser ela quem me faz olhar para cima...e para mim...
    Amo-a.
    Tanto que todos os poemas do mundo não chegariam para cantar esse amor.
    Conseguimos mana.Obrigada.
    IdoMind

    ResponderEliminar
  12. Mana,

    Hoje, mais uma vez, foi a Força do teu Amor por mim, que me fez continuar.

    Tenho cada vez mais orgulho no que nos tornámos...
    amo-te
    idomind

    ResponderEliminar
  13. Parabéns moça Ido Mind. Você mereceu cada palavra.

    Parabéns moça Shin Tau. Que seus dias sejam iluminados pelo que tu escreveu a tua irmã.

    Gostei das referências históricas relacionados a data. rsrs...

    Direto do Brasil.
    Beijinho as duas moças.

    ResponderEliminar
  14. Léo,

    obrigada pelas tuas doces palavras.

    As manas agradecem! :*******

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp