Avançar para o conteúdo principal

Reflexão Semanal com o Diabo

Foi difícil de descodificar a mensagem que os arcanos menores nos trouxeram esta semana. Talvez por estar demasiado aprisionada a alguns códigos de comunicação, não sei. Espero que faça sentido para vós e se tiverem outra visão das cartas, não hesitem em partilhar.

A reflexão inicial foi dada pela conjunção do Diabo com o 4 de Discos, qual é ou quais são as estruturas emocionais que usamos no dia-a-dia na construção das nossas relações. De onde vêm as nossas sensações de um solo cuidado ou de um solo rachado por onde a água se pode escapar. Dominamos as nossas emoções ou ainda somos dominados por elas.

Na busca do autoconhecimento, devemos saber que o conhecimento da existência da nossa Criança Interior e da sua nutrição são pontos fundamentais. É preciso trazer ao nível do consciente a existência da nossa parte mais pura, aquela que vê sem preconceitos a Luz Astral, que nela habita e se move, nela respira e se nutre. Essa criança deve habitar num solo estável, caso contrário poderá ser apenas mais uma rebelde ou mimada, causadora de muita dor e de atrasos no Caminho.
Para saber que tipo de estabilidade ela tem somos levados a subir a montanha que é a nossa personalidade. À medida que a vamos subindo, somos deparados com a Força que existe em nós, compreendemos de onde ela vem e como a controlamos. Vamos conhecendo as máscaras que nos pesam e que por isso mesmo somos obrigados a delas nos desfazermos. Umas vezes fazemo-lo com mais facilidade, outras nem por isso, é nesses momentos de não-aceitação que precisamos do exterior como barómetro de evolução, necessitamos que seja espelhado fora o que via dentro. Nessas alturas estabelecemos ligações com os outros, associamo-nos a determinados grupos com que nos identifiquemos para podermos sentir que estamos a caminhar no bom sentido. Se ao invés de procurarmos no exterior essa aceitação, mudássemos a nossa forma de pensar, chegaríamos mais cedo ao topo da montanha, mas cada um tem as etapas necessárias às suas mudanças. Um caminho mais longo pode também significar um caminho com mais aprendizagens e mais evoluções. Eu pessoalmente prefiro o caminho directo, sem muitos atalhos, mas nem sempre é possível, isso já compreendi. Se ao invés de nos associarmos com os outros, empregássemos as nossas energias totais na mudança de atitude e de mentalidade, seríamos rapidamente colocados no trilho que estipulámos, mas a lição do desapego é uma das mais difíceis de compreender. A grande maioria das pessoas quando ouve falar de desapego, pensa em pessoas distantes e desligadas das emoções, o que é um total erro. Muitas vezes podemos encontrar esses casos, mas são apenas formas incorrectas de praticar o desapego. O desapego tem a ver com uma atitude diferente, regemo-nos pela pureza, pela própria Luz Astral, sem estarmos ligados ao Plano Manifestado. Os outros vemo-los como uma parte de nós e como poderemos estar desligados deles, apenas não nos deixamos levar pelas emoções mundanas e os problemas inexistentes, pois tudo o que tem a ver com este plano é temporário, efémero, logo não real.
É através deste caminho de desapego, desprendimento que encontramos novamente a nossa Criança Interior, pois só ela sabe praticar bem essa lição, ela é livre e pura, nada a perturba pois ela sabe que habita na Luz e não na Terra. Com a criança trazida à consciência poderemos seguir em frente e retomar o caminho da conquista do Graal, pois a montanha foi ultrapassada e o horizonte vê-se novamente. Aí poderemos utilizá-la na determinação e no foco para a busca de novos objectivos, pois ela tem uma Força inigualável.
Foi uma semana curiosa, talvez seja mesmo este o adjectivo mais correcto, onde as emoções foram sem dúvida nutridas, as relações homenageadas, mas admito que evitei a lição do desapego. Talvez esta semana com o Louco a coisa flua mais nesse sentido!
E para vós, como foi esta experiência?

Comentários

  1. Shin_Tau

    Esta reflexão não é fácil de se "reflectir". Enquanto lia percebia as imensas dificuldades do caminho e o quanto pode ser escarposo. Aprender é duro.Mas desaprender ainda é pior.

    O percurso é esquisito porque nascemos vazios, ao longo dos anos e das experiências vamo enchendo o recipiente até que percebemos que temos de nos esvaziar novamente. Nascer para ir morrendo a fim de renascer...

    Em todos os sentidos. Com todos que vêem ao nosso Caminho.Alguns morrem para nós e voltam a renascer.Outros permanecem mortos.E assim devem ficar.
    Há coisas na vida que temos de ser adultos o suficiente para aceitar e crianças o quanto baste para continuar a acreditar.

    Tenho de digerir melhor esta reflexão. Deixou-me meio baralhada.Fala-se em criança interior e desoriento-me...lol

    Amo-te
    que te desapegues de mim e eu me desapegue de ti e reine apenas o Amor entre nós
    IdoMind

    ResponderEliminar
  2. Alguem falou em crianca interior?!?

    Nao tenho feito eu outra coisa... recuperar a abelha Maia em mim, a Heidi, juntar-lhe o Sandokan, o arcanjo Miguel, Jesus, Virgem Maria... e sai isto! Nao eh caminho facil, claro. As pessoas orgulham-se muito de ser "adultas" e por vezes olham de lado para a crianca interior, poem-na de castigo no armario... Criancas, saiam do armario!!! :-)))

    Beijos***de Fada

    ResponderEliminar
  3. Curioso. As cartas dizem para eu ousar, ao mesmo passo que eu não devo pular etapas. Sento e aguardo as ocasiões.

    Estou me baseando muito nestas cartas moça. Léozinho Furacão tá maluco para aprontar.

    Direto do Brasil. Vuuuuuuuush.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Querida Shin,

    Tal como a Idomind também preciso de reflectir mais um pouco sobre o que li (será da criança interior? hihi)
    Centrei sobretudo a minha atenção na definição de desapego... Ainda estou a pensar sobre isso.

    Um beijo para todos e para "minha" Shinita

    ResponderEliminar
  5. IdoMind,

    eu disse que não tinha sido fácil, há muita coisa que nem eu compreendo muito bem ainda, mas foi o que saiu!

    Que assim seja, esta semana vamos trazer as nossas mininas ao de cimo?!?

    :**

    ResponderEliminar
  6. Fada Moranga,

    sabes às vezes nem é uma questão de orgulho em ser adulto, mas somos levados pelas responsabilidades e vamo-nos tornando cada vez mais sérios, mais adultos no mau sentido. A minha criança está muito nutrida, talvez pela constante interacção com crianças verdadeiras. Quantas vezes ficam eles a olhar para mim tipo: "Esta não é normal!" Mas acho que ainda a posso trazer mais ao de cimo!

    A tua está de facto muito bem cuidada :)

    ResponderEliminar
  7. Leo,

    vai aprontar então...não precisas de provocar as situações, mas caminhar e estar atento ao que surge, né?

    Beijão

    ResponderEliminar
  8. Marise,

    ui o desapego...há por aqui algures um texto sobre ele, ou vários, é um tema que gosto de falar e sobre o qual vou aprendendo coisas novas. Reflecte reflecte, mas não muito...cada coisa no seu momento!

    :****

    ResponderEliminar
  9. Olá Shin Tau

    Eu acho que a minha semana não foi complicada só porque deixei o maximo possivel vir à tona a criança que eu mantive em mim e que me dá uma perspectiva mais optimista da vida e dos obstáculos que me surgem pela frente. Como diria o poeta:"Pedras no caminho? guardo todas, um dia vou construir um castelo...»

    Saudações

    O Viajante

    ResponderEliminar
  10. Viajante,

    que assim seja sempre. A crinça é exactamente isso, desdramariza os supostos problemas dos adultos.
    Uma beijoca

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pelas tuas palavras e que o Amor e a Harmonia acompanhem os nossos passos!

Mensagens populares deste blogue

Chockmah e Binah

No último texto de Cabala falámos sobre Kether e dissemos que para esta esfera e as suas qualidades se manifestarem teria de haver a forma e a acção. Assim é a razão pela qual estas duas esferas se manifestaram: Chockmah, a Sabedoria, foi a força que saiu da Coroa, foi o impulso da criação, o instinto divino, representa o Pai na sua capacidade criadora, o fogo, o masculino, e Binah, o Entendimento, é a forma da criação, é o campo necessário para que a criação se realize, é a Mãe, o feminino. É necessário falar destas duas esferas em conjunto, mais do que as outras, por elas serem os opostos, por elas comporem a tríade divina, o triângulo superior de onde descemos para integrar esta vida. Kether dividiu-se nas suas duas polaridades, a sua energia andrógina deu origem aos opostos e assim se criou o princípio masculino e o princípio feminino. Primeiro foi Chockmah que surgiu no seu ímpeto de criar, aqui ficaram reunidas toda a Força e Acção, esta esfera encerra em si toda a Sabedoria

Oração para benzer a casa

Lembrei-me hoje de partilhar a oração que podem utilizar durante a limpeza da casa, é a que eu utilizo e com a que melhor me tenho sentido. Esta reza foi retirada do livro Tissanas, Mezinhas e Benzeduras de Lubélia Medeiros. O livro contém uma recolha de orações e de benzeduras populares muito interessantes, para alguém como eu que não teve tempo de aprender tudo com a avó, torna-se num compêndio muito rico. Além disso, e como o título indica, contém receitas de chás e de pomadas caseiras que podemos utilizar na cura de determinadas doenças. Fica aqui então a benzedura para quando esta mos a defumar a casa com alecrim e arruda, ou com outras ervas com que nos sintamos bem: Em louvor do Santíssimo Sacramento do altar, Esta minha casa eu estou a defumar, Para que todos os espíritos maus, Inveja, praga, mau-olhado E artes diabólicas se hão-de afastar. E a paz de Jesus nos venha abençoar. (abrir a porta da rua e dizer três vezes) Em louvor de São Bento Sai o mal para fora que entre o Be

A Torre e o Pajem de Espadas

A semana que terminou esteve a ser influenciada pela energia da Torre. Espero que o raio divino não tenha sido muito severo, por estas bandas as coisas correram de forma fluída e não houve grandes catástrofes. Contudo, o registo de hoje serve para reflectir sobre um insólito desta semana. Nunca tal me havia acontecido, durante 4 dias consecutivos a energia do dia foi o Pajem de Espadas. Quando na 4.ª feira saiu, meditei e avancei. Na 5.ª a mesma coisa, mas até aí nada de estranho, é comum acontecer sair dois dias seguidos a mesma carta. Na 6.ª outra vez e aí registei o insólito, mas foi só mesmo quando no sábado me voltou a sair o Pajem de Espadas que parei e pensei: «Isto não é normal!» Ora pois então vamos lá ver o que nos diz este Pajem na semana da Torre. Go your own road  by ~alltelleringet O naipe de Espadas está relacionado com o Ar, portanto a nossa expressão. Sendo o Pajem a primeira figura da corte representa o aspecto mais denso, a Terra. Desta forma o Pajem de Esp